terça-feira, 11 de setembro de 2012

BABILÔNIA 1


 
Babilônia é a forma grega do hebraico babel, cidade fundada por Ninrode (Gênesis 10:10,11) na planície de Sinear, o mais antigo nome desse grande território, também chamado de Caldéia ou terra dos caldeus.

Quando os homens resolveram construir uma torre cujo topo chegasse até os céus (Gênesis 11:4), Deus “confundiu” sua linguagem, de modo que foram dispersos pela terra. O verbo hebraico balal significa confundir. A torre de Babel, provavelmente não foi construída em forma de cone apenas, como mostram algumas figuras. Os povos da antiga Mesopotâmia erguiam zigurates, construídos com tijolos, em formato de pirâmide e rodeados por degraus.


Babilônia situava-se cerca de 80 quilômetros ao sul da atual Bagdá, às margens do Eufrates.
Várias vezes arrasada por disputas pelo seu território, sempre se reerguia. Uma profecia, no entanto, alterou esta condição, como veremos adiante. 
 
Crédito do mapa: ATLAS VIDA NOVA DA BÍBLIA E DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO, Editora VIDA NOVA, São Paulo, 2010, página 47
Elenara Predebon, 11 de setembro de 2012

domingo, 9 de setembro de 2012

A ORAÇÃO É A RESPOSTA

                                               

Um pregador, observando um cortador de mármore a trabalhar, exclamou:

– Eu desejaria poder aplicar golpes assim acertados nos corações de pedra!

Respondeu o operário:

– Talvez o senhor o conseguisse se trabalhasse como eu, de joelhos.

Extraído de Oração – O mais santo exercício da alma, Departamento Ministerial da USB, autor e data desconhecidos, página 18

FAZE-ME FORTE!

Mário Barreto França

Perdoa, ó Deus, minhas constantes faltas,
Ensina-me o melhor para viver;

Faze-me forte pra ajudar o fraco,
E sempre pronto para o bem fazer.

Ajuda-me a cumprir os meus deveres,
Aprendendo de Ti tudo de bem;

Reflete nos meus atos Teus ensinos
E longe das maldades me mantém!

OS CRISTÃOS DEVEM FICAR FIRMES NO DEVER

Quando Pompéia foi destruída, muitas pessoas foram, depois, encontradas em posição muito distinta em diversos lugares, sepultadas nas ruínas. Algumas nos subterrâneos, como se houvessem fugido para ali se protegerem. Outras, em quartos mais altos. Onde foram porém encontradas as sentinelas romanas? Na porta da cidade, onde haviam sido colocadas por seus capitães, e com as carabinas nas mãos. Ali, enquanto a terra tremia sob seu pés, e a cinza chovia sobre elas, até as cobrir, ficaram firmes em seus postos como estátuas; e, ali, depois de mil anos, foram encontradas. Assim os cristãos devem ficar firmes em seu dever no lugar em que o divino Capitão os haja posto. (Gospel Trumpet, citado em Tesouro de Ilustrações, de Natanael de Barros Almeida, pág. 89) Extraído de Revista Adventista, agosto de 1968, página 31